Osteopraxis no facebook

Osteopraxis - Saúde e Bem-Estar em boas mãos

Horário
2ª a 6ª:  8h - 20h
sábado:  9h - 14h
Telefone
(+351) 214 587 033
Telemóvel
(+351) 965 060 375

Reeducação Postural Global

Uma boa postura implica a manutenção do corpo no seu perfeito eixo de equilíbrio. O que nos mantém de pé contra a gravidade, a mais poderosa força que afecta ininterruptamente o ser humano, é a cadeia dos músculos estáticos e tecido fascial que nos envolve.

A R.P.G., acrónimo de Reeducação Postural Global, apresenta-se como um método de alongamento das cadeias musculares estáticas do corpo, promovendo o alongamento da musculatura e das cadeias musculares retraídas ou encurtadas e do tecido fascial envolvente, restaurando a mobilidade articular. O trabalho respiratório é fundamental na R.P.G. para que haja um bom resultado.

Embora este trabalho não seja doloroso, os utentes são submetidos a alongamentos globais e progressivos que requerem alto grau de concentração e de participação para quem está a ser tratado. É devido a este trabalho, que requer uma participação muita activa do utente, que se consegue um eficaz alongamento dos músculos estáticos ao mesmo tempo que se fortalece os músculos dinâmicos, relacionados com o problema a tratar.

A R.P.G. tem elevado resultado não só na eliminação das queixas dos utentes, mas também no realinhamento de todo o sistema músculo-esquelético, devido à sua incidência sobre a causa ou origem da disfunção. O indivíduo é visto de forma integrada, procurando-se a origem da sua dor e/ou problema, e não somente o alívio dos sintomas.

Deste modo, a R.P.G. constitui uma técnica adequada para todos aqueles que apresentam desequilíbrios musculares, o que equivale dizer todas as pessoas que se queixam de dores na coluna e membros, resultantes de problemas articulares e posturais.

ALGUMAS DAS PATOLOGIAS TRATADAS COM A R.P.G. SÃO:

- Dores de cabeça, enxaquecas, torcicolos, tonturas, zumbidos nos ouvidos, causados por desvios e microlesões ocorridas na coluna cervical.

- Outros problemas de coluna como hérnias discais, prolapsos discais, espondolistesis, espondilartroses, ciatalgias, lombalgias, cervicobraquialgia.

- Deformações das curvaturas da coluna vertebral como são exemplo as escolioses, hipercifoses, rectificação da coluna cervical, hiperlordoses, sacro horizontalizado, etc.

- Desvios da posição dos membros, nomeadamente joelhos varos e valgos, recurvatum dos joelhos, pé cavo, pé plano, anteriorização e elevação dos ombros.