Horário de consultas:
Seg-Sáb das 8h-20h

Horario de atendimento telefónico:
Seg-Sex das 09h-14h e 15h-19h

sobre

método

especialidades

equipa

serviços

Vale oferta

fisioterapia nas Disfunções da articulação têmporo-mandibular

A articulação têmporo-mandibular (ATM), faz parte do sistema estomatognático, e é a articulação responsável pela união da mandíbula ao crânio. 

A disfunção da articulação têmporo-mandibular é definida como um conjunto de alterações biomecânicas que envolvem não só a articulação, mas também  os músculos mastigatórios e estruturas associadas.

 

As disfunções da ATM podem dar sintomatologia variada, nomeadamente:

N
Dor ou desconforto na articulação têmporo-mandibular;
N
Dor ou desconforto na face;
N
Dor de cabeça;
N
Dor de ouvido, sensação de redução da audição, zumbidos, vertigem;
N
Dor cervical;
N
Limitação na abertura/fecho da boca, desvios da mandíbula durante a abertura ou fecho da boca;
N
Ruídos (estalidos e/ou crepitações) na articulação;
N
Dificuldades na mastigação.

A causa das disfunção da ATM, pode ser por traumatismo directo na articulação  como por exemplo na sequência de um acidente de viação,  ou por traumatismos indirectos, nomeadamente bruxismo, disfunção cervical, tensão emocional, entre outros.

A complexidade desta articulação e a sua ligação com todo o sistema estomatognático, implica em muitas situações a intervenção de vários profissionais numa equipa multidisciplinar: fisioterapeutas, dentistas especializados em oclusão, ortodoncistas e cirurgiões maxilofaciais.

O tratamento conservador com fisioterapia, o uso de goteira de relaxamento, a correcção do padrão de oclusão resolvem  a grande maioria das disfunções da articulação têmporo-mandibular. A intervenção cirúrgica da ATM é reservada apenas para situações muito especificas, pela sua complexidade.