Fisioterapia no Neurodesenvolvimento
– Pediatria
O que é o Conceito de “Desenvolvimento da Criança”?
É um processo dinâmico e progressivo, com aquisições graduais e sucessivas, esquematizadas de forma harmoniosa.
Permeável a diferentes “fontes de energia” (maturação do SNC, sistemas de feedback externos e internos), com surtos evolutivos e pausas.
Períodos críticos, de “desorganização seguida de reorganização” que ocorrem no desenvolvimento da criança, refletem-se na família.
Cada criança tem o seu ritmo e características próprias.
“Sonhar, brincar, rir, dançar, chorar, correr, andar, desmontar, aprender, descobrir,cair, levantar… Criança é verbo!”
Qual a Importância da Avaliação do Desenvolvimento?
Promover o ótimo desenvolvimento global da criança;
Assegurar o diagnóstico precoce e o acompanhamento das situações de perturbação e/ou deficiência física e mental;
Detetar precocemente problemas sensoriais, motores, cognitivos, de comunicação, emocionais e/ou sociais;
Identificar capacidades e competências da criança em desenvolvimento;
Prevenir incapacidades ou handicaps secundários;
Apoiar e orientar os pais na descoberta das potencialidades do seu filho, evitando a fixação nos aspetos negativos da deficiência (valorizar as suas capacidades);
Prevenir incapacidades ou handicaps secundários.
O meu bebé/criança tem um Atraso Global do Desenvolvimento?
O Atraso global de desenvolvimento (AGD) aplica-se a crianças com idade igual ou inferior a 5 anos;
Incapacidade de início precoce;
Resultam de um funcionamento intelectual e adaptativo atípico com origem durante o período de desenvolvimento como consequência de múltiplas causas (ex: pré-natais, perinatais ou pós-natais);
A criança não atinge os marcos de desenvolvimento em pelo menos duas áreas (ex: motricidade global, comportamento social e adaptativo, linguagem e compreensão, motricidade fina e coordenação óculo-manual e raciocínio prático), face ao esperado para a idade cronológica;
Pode surgir o desenvolvimento destas competências de forma tardia ou desorganizada. Sendo que, quando se identificam dificuldades ligeiras, pode ser um diagnóstico transitório e passível de normalização.
Qual a importância de uma intervenção precoce?
- Durante o desenvolvimento o Sistema Nervoso (SN) é mais plástico, principalmente nas fases denominadas de períodos críticos que são mais suscetíveis a transformações.
- Ao nascimento os órgãos do SN já estão praticamente formados anatomicamente, embora as sinapses não estejam estabelecidas.
- Num cérebro imaturo existe a possibilidade de se redesenhar outras estratégias de recuperação, tendo por base as lesões/agressões que ocorreram.
- A intervenção deve ocorrer enquanto o sistema ainda está lábil e portanto ainda não definitivamente organizado num “mapa” de modelos funcionais estáveis.
Quais os objetivos da intervenção do Fisioterapeuta especialista em Neurodesenvolvimento?
A Intervenção pelo Neurodesenvolvimento pressupõe compreender a relação entre os sistemas neuromotor, sensorial, biomecânico…, que asseguram o desenvolvimento típico. Desta forma, considera a criança como um todo, as suas dimensões sensoriais, perceptivas, cognitivas, comunicacionais e motoras.
A variabilidade da intervenção, através da facilitação, promove alterações do comportamento motor e aumenta o seu reportório postural e motor, para que haja uma capacidade de adaptação da criança a cada situação, resolvendo problemas e elaborando as suas próprias estratégias.
Com a facilitação do movimento melhoramos o recrutamento dos interneurónios motores, otimizamos a plasticidade do SNC e a distribuição dinâmica de carga na base de suporte.