Horário de consultas:
Seg-Sáb das 8h-20h

Horario de atendimento telefónico:
Seg-Sex das 09h-14h e 15h-19h

sobre

método

especialidades

equipa

serviços

Vale oferta

Fisioterapia no Neurodesenvolvimento
– Pediatria

O que é o Conceito de “Desenvolvimento da Criança”?

\

É um processo dinâmico e progressivo, com aquisições graduais e sucessivas, esquematizadas de forma harmoniosa.

\

Permeável a diferentes “fontes de energia” (maturação do SNC, sistemas de feedback externos e internos), com surtos evolutivos e pausas.

\

Períodos críticos, de “desorganização seguida de reorganização” que ocorrem no desenvolvimento da criança, refletem-se na família.

\

Cada criança tem o seu ritmo e características próprias.

“Sonhar, brincar, rir, dançar, chorar, correr, andar, desmontar, aprender, descobrir,cair, levantar… Criança é verbo!”

Qual a Importância da Avaliação do Desenvolvimento?

N

Promover o ótimo desenvolvimento global da criança;

N

Assegurar o diagnóstico precoce e o acompanhamento das situações de perturbação e/ou deficiência física e mental;

N

Detetar precocemente problemas sensoriais, motores, cognitivos, de comunicação, emocionais e/ou sociais;

N

Identificar capacidades e competências da criança em desenvolvimento;

N

Prevenir incapacidades ou handicaps secundários;

N

Apoiar e orientar os pais na descoberta das potencialidades do seu filho, evitando a fixação nos aspetos negativos da deficiência (valorizar as suas capacidades);

N

Prevenir incapacidades ou handicaps secundários.

O meu bebé/criança tem um Atraso Global do Desenvolvimento?

$

O Atraso global de desenvolvimento (AGD) aplica-se a crianças com idade igual ou inferior a 5 anos;

$

Incapacidade de início precoce;

$

Resultam de um funcionamento intelectual e adaptativo atípico com origem durante o período de desenvolvimento como consequência de múltiplas causas (ex: pré-natais, perinatais ou pós-natais);

$

A criança não atinge os marcos de desenvolvimento em pelo menos duas áreas (ex: motricidade global, comportamento social e adaptativo, linguagem e compreensão, motricidade fina e coordenação óculo-manual e raciocínio prático), face ao esperado para a idade cronológica;

$

Pode surgir o desenvolvimento destas competências de forma tardia ou desorganizada. Sendo que, quando se identificam dificuldades ligeiras, pode ser um diagnóstico transitório e passível de normalização.

Qual a importância de uma intervenção precoce?

  • Durante o desenvolvimento o Sistema Nervoso (SN) é mais plástico, principalmente nas fases denominadas de períodos críticos que são mais suscetíveis a transformações​.
  • Ao nascimento os órgãos do SN já estão praticamente formados anatomicamente, embora as sinapses não estejam estabelecidas​.
  • Num cérebro imaturo existe a possibilidade de se redesenhar outras estratégias de recuperação, tendo por base as lesões/agressões que ocorreram.
  • A intervenção deve ocorrer enquanto o sistema ainda está lábil e portanto ainda não definitivamente organizado num “mapa” de modelos funcionais estáveis.​

Quais os objetivos da intervenção do Fisioterapeuta especialista em Neurodesenvolvimento?

A Intervenção pelo Neurodesenvolvimento pressupõe compreender a relação entre os sistemas neuromotor, sensorial, biomecânico…, que asseguram o desenvolvimento típico. Desta forma, considera a criança como um todo, as suas dimensões sensoriais, perceptivas, cognitivas, comunicacionais e motoras.

A variabilidade da intervenção, através da facilitação, promove alterações do comportamento motor e aumenta o seu reportório postural e motor, para que haja uma capacidade de adaptação da criança a cada situação, resolvendo problemas e  elaborando as suas próprias estratégias.

Com a facilitação do movimento melhoramos o recrutamento dos interneurónios motores, otimizamos a plasticidade do SNC e a distribuição dinâmica de carga na base de suporte.