Fisioterapia do Pavimento Pélvico na Pediatria
O controlo da função da bexiga e do intestino envolve uma integração complexa de vias neurológicas ao nível central e periférico.
Para além do impacto psicológico, as crianças com disfunções do Trato Urinário Inferior (TUI) apresentam esvaziamentos incompletos o que contribui para infeções do mesmo. Estas infeções, por sua vez, podem evoluir para condições mais graves como cistites, pielonefrites, lesões renais e insuficiência renal.
De acordo com as guidelines do International Children’s Continence Society, a uroterapia é a primeira linha de tratamento para a maioria das condições do trato urinário inferior em crianças e adolescentes. A uroterapia engloba: explicações sobre a anatomia do TUI e dos intestinos, explicação sobre o correto funcionamento destes órgãos, ensino de hábitos miccionais e intestinais corretos, prevenção de obstipação, ensino de alterações de estilo de vida relacionados com ingestão hídrica, dieta alimentar, reabilitação do pavimento pélvico e exercício físico.
O Fisioterapeuta, integrado em equipas multidisciplinares, desempenha um papel essencial na prevenção e tratamento de condições que afetam a saúde pélvica da criança e consequentemente a sua qualidade de vida.