Horário de consultas:
Seg-Sáb das 8h-20h

Horario de atendimento telefónico:
Seg-Sex das 09h-14h e 15h-19h

sobre

método

especialidades

equipa

serviços

Vale oferta

Fisioterapia do Pavimento
Pélvico nos Adultos

O QUE É O PAVIMENTO PÉLVICO?

O Pavimento Pélvico é um conjunto complexo de estruturas, composto por músculos, ligamentos, fáscias e uma rede neural, que se localizam na base da pélvis e que têm uma importante função no suporte da bexiga, útero e intestinos, na continência urinária e fecal, no ato de micção e de defecação, e na performance sexual. Este sistema para manter a funcionalidade desses orgãos necessita de trabalhar de forma integrada, e quando tal não acontece surge a disfunção que pode afetar um ou todos os compartimentos do pavimento pélvico, comprometendo a qualidade de vida das pessoas.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE DISFUNÇÃO DO PAVIMENTO PÉLVICO?

N

Sintomas urinários como dificuldade em urinar, urgência (necessidade inadiável de urinar) e/ou aumento da frequência urinária (após excluída infeção urinária) e incontinência urinária (perda involuntária de urina);

N

Sintomas anorectais como dificuldade a defecar, urgência e/ou incontinência fecal (perda involuntária de fezes sólidas e/ou líquidas) ou a gases;

N

Prolapsos (descair) da bexiga, útero, intestino e/ou reto;

N

Dores pélvicas que se podem localizar em regiões específicas do pavimento pélvico, como a dor vulvar, anal, a dor no cóccix ou em todo o pavimento pélvico;

N

Sintomas sexuais, como a dor no ato sexual, a ejaculação precoce e a disfunção eréctil, entre outras;

As causas das disfunções do pavimento pélvico são multifactoriais:

• Gravidez e o parto;
  • Obesidade;
  • Obstipação crónica;
  • Dor lombar crónica;
  • Alterações posturais;
  • Infeções urinárias recorrentes;
  • Maus hábitos (exemplo, não beber água, ter vontade de urinar ou de defecar e estar constantemente a adiar o ir à casa de banho);
  • Desportos de impacto (exemplo, corrida);
  • Patologias oncológicas, neurológicas, vasculares e endócrinas;
  • Cirurgias abdominais, pélvicas e perineais (pavimento pélvico);
  •  Traumatismos diretos na região do pavimento pélvico;
  • Outros.

O QUE É A FISIOTERAPIA EM DISFUNÇÕES DO PAVIMENTO PÉLVICO?

A Fisioterapia é uma abordagem conservadora no tratamento e prevenção de disfunções do pavimento pélvico. Com base numa intervenção individual e especializada procura reeducar a funcionalidade do pavimento pélvico e restabelecer o equilíbrio dinâmico abdomino-lombo-pélvico. Segundo as recomendações internacionais, a reeducação do pavimento pélvico deve ser a primeira linha de abordagem na prevenção e no tratamento destas disfunções e tem um elevado resultado no alívio e resolução das queixas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.