Horário de consultas:
Seg-Sáb das 8h-20h

Horario de atendimento telefónico:
Seg-Sex das 09h-14h e 15h-19h

sobre

método

especialidades

equipa

serviços

Vale oferta

fisioterapia

A Fisioterapia “centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo; utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas com base essencialmente no movimento, nas terapias manipulativas e em meios físicos naturais, com a finalidade de promoção de saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação, e de tratar, habilitar ou reabilitar utentes/clientes com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outros, incluindo a dor, com o objectivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida”.

As finalidades da Fisioterapia englobam tanto a promoção da saúde, como a prevenção da doença e da incapacidade, o tratamento da doença, das lesões e das disfunções, e a habilitação e/ou reabilitação dos indivíduos.

A fisioterapia abrange meios de intervenção distintos:

$

Movimento, nas suas múltiplas formas (exemplo: exercícios terapêuticos, treino funcional de actividades da vida diária, métodos de reeducação da postura como a Reeducação Postural Global (R.P.G.);

Facilitação neuromuscular proprioceptiva (P.N.F), Bobath, Rood;

$

Técnicas de estimulação, facilitação e inibição neuromuscular;

$

Fisioterapia respiratória, mecanoterapia, técnicas de relaxamento e reeducação psicomotora;

$

Técnicas de mobilização dos tecidos e das articulações (exemplo: diversas formas de massagem, técnicas de Cyriax, Maitland e Kaltenborn);

$

Técnicas de imobilização e contenção selectiva (exemplo: ligaduras funcionais);

$

Meios de compensação e substituição (exemplo: próteses e ortóteses);

$

Electroterapia (exemplo: ultra-sons, ondas curtas, microondas, laser);

Hidroterapia e balneoterapia.

Algumas áreas de intervenção da Fisioterapia:

N

Patologias músculo-esqueléticas: alterações posturais (exemplo: hipercifose dorsal, hiperlordose lombar, horizontalização do sacro), escolioses, torcicolos, disfunções da articulação têmporo-mandibular, lesões cápsulo-ligamentares (exemplo: lesão do ligamento lateral interno do joelho, entorse da tibiotársica), rupturas musculares, recuperação de fracturas, recuperação de cirurgias ortopédicos (exemplo: cirurgia ao menisco interno do joelho, prótese da anca, prótese do joelho).

N

Patologias neurológicas: acidente vascular cerebral (A.V.C.), paralisia cerebral, doença de Parkinson, paralisia facial, poliomielite, esclerose lateral amiotrófica, síndroma de GuillanBarré, lesões do plexo braquial.

N

Patologias respiratórias: bronquiolites, doença pulmonar obstrutiva crónica, asma bronquica, bronquiectasias, fibrose quística.

N

Patologia cardiovascular: Prevenção de doenças cardiovasculares, reabilitação pós-cirurgia cardíaca.