Medicina Tradicional Chinesa
Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é a denominação atribuída a um universo de práticas, desenvolvidas na China ao longo de mais de 3000 anos de história, sendo por isso considerada uma das mais antigas formas de medicina.
A MTC fundamenta-se numa estrutura teórica sistemática, filosófica e holística, que engloba entre outros, o conceito da relação Yin/ Yang, a teoria dos 5 elementos ou a teoria dos meridianos. Assenta no princípio da prevenção e da procura da causa da doença, não se limitando a tratar ou aliviar sintomas.
Com um método de diagnóstico milenar, alicerçado numa forte base teórica, o especialista em MTC define a condição energética e fisiológica do paciente, servindo-se das várias componentes ao seu dispor para delinear um tratamento que, busca não só a cura, como também o reequilíbrio emocional e funcional do organismo.
A acupunctura é a face mais visível e reconhecida da MTC, mas existem outras 4 especialidades: massagem Tui Na, dietética, fitoterapia e Qi Gong. Desta forma, o especialista em MTC tem à sua disposição diversas ferramentas, permitindo um tratamento personalizado e adequado à condição de cada paciente.
A MTC é indicada e extremamente eficaz em diversas patologias, das quais destacamos:
- Patologia músculo-esquelética: dores vertebrais, ciatalgias, tendinites;
- Patologia respiratória: gripe, dor de garganta, rinite alérgica, tosse;
- Patologia gastrointestinal: náuseas e vómitos, diarreia, obstipação, hemorroidas;
- Patologia cardiovascular: má circulação periférica, hipertensão;
- Patologia foro emocional: ansiedade, insónia, estados depressivos, enxaquecas, tonturas;
- Patologia uro-ginecológica: dores menstruais, alterações urinárias, entre outras.