Osteopatia Pediátrica
Indicada para recém-nascidos, bebés e crianças.
Procura-se identificar assimetrias, tensões ou alterações físicas nos bebés e crianças. Estas podem ser decorrentes da gravidez ou parto, podem ser consequência de acidentes ou simplesmente resultantes do crescimento normal. Estas alterações, na forma de tensões musculares ou assimetrias articulares, podem ser responsáveis pela perturbação da função correta do corpo, levando a problemas clínicos importantes, como alterações da postura, alterações no desenvolvimento neuro-músculo-esquelético, etc.
As disfunções da mobilidade e função dos ossos do crânio são muito frequentes nos bebés, provocadas por mau posicionamento uterino, parto com fórceps ou com ventosas, e ainda por posicionamentos menos adequados ou pouco variados após o nascimento.
Com frequência estas disfunções cranianas não se resolvem sozinhas e podem interferir no bem-estar do bebé, tornando-o mais vulnerável a distintas patologias, que podem afetar outros órgãos e estruturas. São exemplo, as cólicas, o refluxo gastro-esofágico, os estrabismos, as alterações dos padrões normais de sono, as alterações nas arcadas dentárias, entre outras patologias geralmente de rápida resolução para um osteopata.
Terão indicação para uma consulta de Osteopatia Pediátrica, os bebés e crianças diagnosticados ou com suspeita das seguintes condições:
- Deformidades do crânio (plagiocefalias, braquicefalias…);
- Torcicolo congénito e/ou posição preferencial da cabeça;
- Otites serosas de repetição;
- Alterações dos padrões normais de sono;
- Cólicas e outras perturbações do sistema gastro-intestinal;
- Refluxo gastro-esofágico;
- Estrabismo;
- Alterações das arcadas dentárias;
- Assimetrias posturais.