Reeducação Postural Global
Uma boa postura implica a manutenção do corpo no seu perfeito eixo de equilíbrio. O que nos mantém de pé contra a gravidade, a mais poderosa força que afecta ininterruptamente o ser humano, é a cadeia dos músculos estáticos e tecido fascial que nos envolve.
A R.P.G., acrónimo de Reeducação Postural Global, apresenta-se como um método de alongamento das cadeias musculares estáticas do corpo, promovendo o alongamento da musculatura e das cadeias musculares retraídas ou encurtadas e do tecido fascial envolvente, restaurando a mobilidade articular. O trabalho respiratório é fundamental na R.P.G. para que haja um bom resultado.
Embora este trabalho não seja doloroso, os utentes são submetidos a alongamentos globais e progressivos que requerem alto grau de concentração e de participação para quem está a ser tratado. É devido a este trabalho, que requer uma participação muita activa do utente, que se consegue um eficaz alongamento dos músculos estáticos ao mesmo tempo que se fortalece os músculos dinâmicos, relacionados com o problema a tratar.
A R.P.G. tem elevado resultado não só na eliminação das queixas dos utentes, mas também no realinhamento de todo o sistema músculo-esquelético, devido à sua incidência sobre a causa ou origem da disfunção. O indivíduo é visto de forma integrada, procurando-se a origem da sua dor e/ou problema, e não somente o alívio dos sintomas.
Deste modo, a R.P.G. constitui uma técnica adequada para todos aqueles que apresentam desequilíbrios musculares, o que equivale dizer todas as pessoas que se queixam de dores na coluna e membros, resultantes de problemas articulares e posturais.
ALGUMAS DAS PATOLOGIAS TRATADAS COM A R.P.G. SÃO:
Dores de cabeça, enxaquecas, torcicolos, tonturas, zumbidos nos ouvidos, causados por desvios e microlesões ocorridas na coluna cervical.
Outros problemas de coluna como hérnias discais, prolapsos discais, espondolistesis, espondilartroses, ciatalgias, lombalgias, cervicobraquialgia.
Deformações das curvaturas da coluna vertebral como são exemplo as escolioses, hipercifoses, rectificação da coluna cervical, hiperlordoses, sacro horizontalizado, etc.
Desvios da posição dos membros, nomeadamente joelhos varos e valgos, recurvatum dos joelhos, pé cavo, pé plano, anteriorização e elevação dos ombros.